Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marcos Resende Poemas

Marcos Resende Poemas

Karisme Muito Acordada, Alucinante e Linda

Pintura Mulher 046.jpgÍndice Poemas   Índice Geral

Eu violei a clemência da penumbra
— ela sorriu.
A bruma debulhou o sangue da manhã.
O sangue da manhã — o sangue.
Esganiçado percutir embrutecido.

Envidracei o teu olhar no alumbramento
— estilhaçou.
Bebi da fonte imperecível
— pereci.
É vela, vai — levanta
teu desespero acima de qualquer malícia.

Karisme,
joga o cântaro no regato,
lava a fímbria de teu vestido
e desmaia no verde,
que te quero ver-te
que te quero pássaro ambivalente e plenilúcido.

Ai, desenrolar de teus escrúpulos
alucinando as ramas,
esparramando rumos na explosão deserta.

Ah, desenvolver dos álamos nas alamedas
— meu peito é seco,
desgovernei o ritmo ensimesmado das torrentes,
e constatei o desespero dos séculos,
e espreitei o deboche dos pêndulos,
e emudeci na miragem dos pântanos.
Vai, Karisme em plenimar candente
— escureceu.
Eu me emprestei a sombra das grutas
e falei de crepúsculos.
Mas, teus lábios têm o mistério das maçãs:
adormeci.

Ah, Karisme, me fala.
É um lábio lânguido devassando lendas.
Volitar. Nuvem e nave. Névoa e tempestade.
Navegação costeira em teus cabelos tímidos.

Ah, solidão.
Soluço, solução inerte.
Meu peito no teu.
E a madrugada, vai, vacila desespera e fita
o embranquecer dos punhais na lua morta,
o soluçar do cais na tua porta,
meu coração pendente entre a alvorada e o dia.

São Paulo, 1972

Índice Poemas   Índice Geral

Poemas

  •  
  • Pesquisar

     

    Marcos Resende