Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marcos Resende Poemas

Marcos Resende Poemas

Resposta. Lugar no Espaço. Atitude.

Índice Poema ◦ Índice Geral

 

Jovem (não sei) poeta (também talvez)?
E a memória de situações
do tempo em que eu-sensível preferia o sonho.
Balanço: algum complexo,
alguma neurosa embutida,
e muita dissecada e agora em pratos limpos.
Das buscas em que eu, tentando enceleirar o sol,
levava a língua e lança algumas verdades difíceis,
guardei lembrança;
e tive em hora verde de amputar os nervos.

Suficientemente lúcido para incensar profetas,
bastante comodista para polir granitos,
quebrei a minha fôrma de plasmar heróis,
sobrevivi ao sono de supor miragens.

Caminho agora a passo de cautela,
tomando, dia a dia,
a dose calculada de estômago
para assumir a vida e a engrenagem histórica,
sem cambaleios.

Não descreio: avalio.
Não me extasio: meço.
Não sinto: racionalizo.
Não me desespero: busco.

Esclareço: não fui ao Ganges;
ainda me verruma o estigma de outros dias,
antigos preconceitos, vez por outra, voltam;
acordam do cofre. E eu lhes dou comida.

Poeta, quando urgente expor algum colhido;
recado transmitido ― recolho-me ao garimpo.
À procura da palavra, pesquiso, e ao colher ideia,
com sobriedade a analiso
numa rede fechada e fértil de amigos,
num campo possível e tangível,
sem possibilidade de equívocos.

Sem o entusiasmo de mover agora
o que evoluirá, imperceptível  ― ao envelhecer
do tempo, do homem e da cultura ―
suporto. Não agrido. A todos me nivelo em hábitos
e horários,
como todos me alimento de feijão e sono;
de longe em longe, bebo de algum ópio coletivo,
e, se preciso,
faço de algumas ilusões privadas
o meu sedativo, impelido pelo intento de seguir vivendo.

Mas, nunca me furto: convivo.
Manipulando a dúvida, reconsidero e busco;
e cada manifestação da natureza e do homem
me servem de estímulo,
laboratório, matéria prima, pretexto e perspectiva
de aprender a apreender a vida.

P.S.:
Cleo, como a todas as sementes, eu a vejo com olhos limpos, e, como a todos os idealistas de esperança fixa, uma realizável hipótese de alterar a paisagem.

Varginha, 1969

Índice Poema
 ◦ Índice Geral

 

Poemas

  •  
  • Pesquisar

     

    Marcos Resende