Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marcos Resende Poemas

Marcos Resende Poemas

Roda da Fortuna

Roda da Fortuna 03.jpgÍndice Poema   Índice Geral
 

A felicidade completa, aqui neste planeta de inveja e desolação, tem a grande desvantagem de atrair... A completa infelicidade. E esta, chega do dia para a noite. Quando tudo corre às mil maravilhas, inopinadamente paira uma névoa pestilenta no campo magnético da vítima, e na rapidez característica das desgraças, vai esparramando miasmas venenosos da adversidade  ̶  prelúdio da bancarrota, da humilhação, do infortúnio.  

É um caminho sem volta;  mas, há quem acredite em caminho que leva e traz – e assim é, porque quando o infeliz, ferido de morte, se queda a menos de um milímetro do auge do desespero, se tiver que vir, o socorro vem – a infelicidade, que era absoluta, cede lugar ao antídoto capaz de manipular o destino – e não raras vezes, do inferno, subitamente se faz o paraíso.


A essa inquietação permanente dá-se o nome de Roda da Fortuna, mil vezes temida pela sina de, sem interrupção, girar, e friamente ditar felicidade ou desdita: Hoje, eu; amanhã, você. Hoje, o poder; amanhã, a indigência. Hoje, o sublime milagre do amor correspondido; amanhã, a crueldade da perda, a crueza do coração repelido, uma pavorosa solidão. 


Em suma, nada é duradouro e tudo é possível quando a Roda se intromete e gira. E se acaso lhe apraz, movida não importa por que motivo,  frívolo ou divino, a Roda vira pelo avesso a adversidade, e restitui a Fortuna confiscada  ̶  em plenitude e exuberância maiores do que nunca.

Pois é assim, mas, talvez não seja. Que ouça quem puder, e não se meta a interferir, posto que a isenção é atributo dos sábios e aquilo que ainda não é, será; e todavia não será, mas será  e não será aquilo que vai ser. 

2014

Índice Poema   Índice Geral

Roda da Fortuna 06.jpg

Poemas

  •  
  • Pesquisar

     

    Marcos Resende